Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Semana do Psicólogo



Nesta semana, no dia 27 de agosto, comemoraremos o Dia Nacional do Psicólogo. Há 48 anos, nesta mesma data, a profissão foi regulamentada pela Lei 4.119/1962. Desde então, a psicologia vem crescendo e ganhando seu espaço na sociedade brasileira, mostrando seu comprometimento ético com o modelo biopsicossocial de saúde.

A palavra psicologia tem origem em duas palavras gregas: psique (alma) + logos (estudo/ciência). Assim, psicologia significa “estudo da alma/mente humana”.

Parabéns a todos os psicólogos, psicólogas e estudantes de psicologia, que comprometidos com a ciência e a ética contribuem a cada dia para que se conheça um pouco mais acerca dos fenômenos do psiquismo humano, podendo assim oferecer intervenção e auxílio adequados àqueles que, em sofrimento psíquico, os procuram.

Oração do Psicólogo

Senhor,
facilita-me um conhecimento mais
profundo de mim mesmo para que eu
possa reconhecer o outro na sua plenitude;
permita-me ver o homem que está
diante de mim, para que eu possa ajudá-lo a
ver o que está em si;
possibilita-me um discernimento mais
abrangente, para que eu possa ajudar o
homem a resgatar a sua identidade
e o seu significado;
dá-me humildade para que eu possa
reconhecer os meus erros e os meus
limites, pois só assim poderei
transcendê-los;
ilumina esse nosso encontro, para que
possamos crescer juntos;
e bem aventurados os que podem
penetrar a natureza humana e
compreende-la;
e bem aventurados os psicólogos, que
tem a  benção de Deus, nesse
encontro com o outro.

(autor desconhecido)



KARINA ALECRIM BESSA

Nenhum comentário: