Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Os dados apresentados pela OMS no que tange ao tema mortes pela via do suicídio são impactantes. Vejamos:

Segundo a OMS (SUPRE – suicide prevention program):

• Todo ano um milhão de pessoas morre pela via do suicídio. Este apresenta uma taxa global de mortalidade de 16 por 100.000 ou uma morte a cada 40 segundos.

• Nos últimos 45 anos as taxas de morte por suicídio aumentaram 60% no mundo inteiro, tornando o suicídio uma das três maiores causas de morte nas idades de 15-44 anos em alguns países e a segunda maior causa de morte nas idades de 10-24 anos. Esses dados não incluem as tentativas de suicídio.

• Tradicionalmente, o suicídio era mais comum entre homens adultos ou idosos. Hoje, entretanto, as taxas de suicídio entre jovens aumentou de maneira tão considerável que este grupo é considerado o de mais alto risco nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

• Distúrbios emocionais (especialmente depressão e abuso de álcool e drogas) são o maior fator de risco ao suicídio na Europa e na América do Norte.

Abaixo,  o mapa apresenta as taxas de suicídio no mundo:

No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), diariamente uma pessoa a cada hora comete suicídio. Diante do que o suicídio precisa ser considerado como um grave problema de saúde pública, o que levou a ABP a adotar em 2010 o suicídio como foco central em suas ações, lançando em setembro o programa nacional de prevenção ao suicídio.

O laço amarelo é o símbolo da luta pela prevenção ao suicídio. Você também pode aderir a essa campanha. Faça uso das imagens abaixo, divulgue e abrace essa causa.





Direitos autorais reservados.

KARINA ALECRIM BESSA

Nenhum comentário: